Área Restrita:
Telefone Geral:
07/06/2013 - 14h42
Cursos da Univale beneficiam APAE de Governador Valadares

Para proporcionar qualidade de vida à pessoas com deficiência da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAE/GV, um grupo de seis estudantes extensionistas do curso de Educação Física da Univale orientados por professores e profissionais da universidade oferece atividades aos integrantes da instituição através do projeto “Lugar de ser feliz”.

De acordo com a coordenadora do projeto e professora do curso de Educação Física da Univale Renata Lugão de Carvalho Azevedo, a iniciativa é muito importante para envolvidos: “O trabalho permite a prática paradesportiva entre pessoas com deficiência além de estimular a participação da família dos beneficiários no acompanhamento e execução das atividades contribuindo para ampliação do universo informacional fortalecendo os vínculos familiares e sociais”, explica.

O projeto oferece aos participantes atividades como futsal, handebol, natação e atletismo, atividades pré-desportivas como peteca, queimada, xadrez e as atividades recreativas com dominó e a dança. Também acontecem reuniões de organização, planejamento, capacitação e contato com a família através de oficinas.

O Lugar de Ser Feliz é um dos projetos de extensão e ação comunitária da Univale. Para a assistente social Cristina Abreu, este tipo de trabalho é fundamental, “a extensão tem o papel de promover o diálogo entre a universidade e a comunidade, e através de seus projetos, contribui para o desenvolvimento da consciência social e política dos acadêmicos das diversas áreas do conhecimento, possibilitando a formação de profissionais-cidadãos”, explica. Já para os beneficiários a iniciativa auxilia para a melhoria da qualidade de vida, possibilitando o acesso a serviços de qualidade.

Atualmente, 50 pessoas e suas famílias são beneficiadas pelo projeto Lugar de ser feliz. As reuniões acontecem na APAE todas as terças e quartas – feiras a partir das 7h.

O projeto também conta com a participação da professora, Iolanda Maria Pereira de Souza do curso de Psicologia e com a orientação técnica da Assistente Social, Cristina Abreu.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.