Área Restrita:
PORTAL DO ALUNO
PORTAL DO PROFESSOR
Telefone Geral:
(33) 3279-5500
31/05/2019 - 19h57
Univale firma parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais
Foto: Leandro Silva/ ASCORG

Professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, Reitora da Univale, e Rosa Maria de Abreu Barros, presidente do CRCMG, assinam o termo de parceria entre a Universidade e o Conselho.
A noite dessa quarta-feira (29) foi de comemoração para a Univale e o curso de Ciências Contábeis. É que a Universidade firmou um termo de parceria com o Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG). Com isso, a instituição se credencia junto ao órgão para oferta de cursos de pós-graduação, graduação ou cursos de extensão como capacitadora do programa Educação Profissional Continuada (EPC). 

A assinatura do termo de parceria foi feita pela Reitora da Univale, professora Lissandra Lopes Coelho Rocha, e pela presidente do CRCMG, Rosa Maria Abreu Barros. Segundo Rosa Maria, contadores que assinam demonstrações contábeis de grandes empresas acima de R$ 78 mi têm que participar do programa de educação profissional continuada que conclua, no mínimo, 40 pontos. 

“Quando a Univale se torna uma capacitadora, ela tem a possibilidade de fazer a aprovação de cursos, ementas, instrutores para a capacitação de profissionais da região”, explicou. 

Rosa Maria destaca que já vem mantendo um diálogo com o curso e a Univale por meio de projetos como o Núcleo de Apoio Contábil e Fiscal (NAF), sob coordenação do professor Sérgio dos Santos Reis. A consolidação da parceria foi reforçada pela atuação do núcleo, que recentemente foi premiado internacionalmente em primeiro lugar em um concurso promovido pelo programa de cooperação da União Europeia para coesão na América Latina, o EUROsociAL+. 


Palestra

A assinatura do termo de parceria foi antecipada de uma palestra ministrada pela presidente do CRCMG, sobre “Ética Profissional e o Mercado de Trabalho Contábil”, realizada no Auditório do Campus Armando Vieira (Campus I). O professor e coordenador do curso de Ciências Contábeis, Marcelo Lopes Bello Coelho disse que a iniciativa foi da profissional do órgão, e que o momento foi importante para estreitar as relações com o Conselho. 

Durante a palestra a presidente do CRCMG falou a alunos do curso de Ciências Contábeis sobre as alterações no Código de Ética, que entra em vigor a partir do dia 1º de junho. Para ela, foi um momento importante para discutir tanto as mudanças que estão por vir quanto o mercado de trabalho; assunto de extrema importância para os alunos. 

“É muito relevante para os alunos estarem em contato com os profissionais da área. E eles se interessam muito em conhecer o mercado de trabalho enquanto estão dentro da universidade, até mesmo para que definam se vão ficar na área de auditoria, perícia, gestão de empresa contábil, ou área pública. Foi um momento de tirar dúvidas e saber se o mercado está pronto para recebe-los. 

Ao final, Rosa Maria convidou os estudantes para participarem da “12ª Convenção de Contabilidade de Minas Gerais”, que acontece entre os dias 5 e 7 de junho, no Expominas, em Belo Horizonte. Ela lembra que o evento acontece de dois em dois anos e por isso é importante para a classe contábil mineira. A palestra e assinatura do termo foi prestigiada, ainda, pelo delegado do CRC-GV, João Márcio de Almeida 

Campus Armando Vieira
Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Campus Antônio Rodrigues Coelho
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2018 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.