Área Restrita:
Univale abre inscrições para conversões de união estável em casamento
05/06/2019 - 14h14
Univale abre inscrições para conversões de união estável em casamento

A 13ª edição do Balcão da Cidadania da Univale já tem data marcada. No dia 24 de agosto, sábado, vários serviços gratuitos serão oferecidos à comunidade. Entre os mais procurados está a conversão gratuita de união estável em casamento.

Os casais que desejam participar do casamento comunitário, como ficou conhecido, devem se inscrever no período de 10 de junho a 10 de julho, no Escritório de Assistência Judiciária (EAJ), no Bloco C1 – Campus II da Univale, situado na rua Israel Pinheiro, nº 2.000, bairro Universitário. Os atendimentos acontecem às segundas e quartas-feiras, das 13h às 17h. O telefone de contato do EAJ é 3279-5922.

Os documentos necessários para a conversão da União Estável em casamento estão relacionados abaixo e deverão ser entregues duas cópias de cada no ato da inscrição:

- Solteiro (a): certidão de nascimento original, com o prazo máximo de três meses de emissão;

- Divorciado (a): a) certidão de casamento original, com divórcio averbado, com o prazo máximo de três meses de emissão; b) comprovação de partilha/inexistência de bens (certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de divórcio ou cópia da sentença do divórcio); c) e cópia de certidão de nascimento (não precisa ser atualizada);

- Viúvo (a): a) certidão de casamento original ou cópia autenticada, com o prazo máximo de três meses de emissão; b) certidão de óbito original ou cópia autenticada do cônjuge falecido; c) comprovação de inventário/inexistência de bens (certidão fornecida pelo escrivão da secretaria onde tramitou o processo de inventário ou cópia da sentença do inventário).

TODOS:

- Cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge varão (marido);

- Cópia do documento de identidade e CPF do cônjuge virago (esposa);

- Cópia do comprovante de residência do casal com CEP;

- Cópia da certidão de nascimento dos filhos em comum, se houver;

- Telefone de contato e e-mail.

TESTEMUNHAS:

São necessárias apenas duas testemunhas para o casal (não pode ser parente e deve conhecer o casal desde o início da união), as quais deverão comparecer por duas vezes: na data da inscrição, juntamente com o casal, para preenchimento do pedido inicial e na audiência, no dia 24 de agosto, para ratificação do pedido (onde serão ouvidas pelo juiz para comprovar que o casal vive em união estável, devendo conhecê-los desde o início da união). As testemunhas deverão levar documento com foto no dia do casamento.

Documentos necessários para a inscrição:

a) Cópia do documento de identidade e CPF das duas testemunhas;

b) Cópia do comprovante de endereço das testemunhas.

OBSERVAÇÕES IMPORTANTES:

- Não será realizada conversão de pessoas que tenham menos de um ano de convivência, salvo se tiver filho decorrente da união;

- Não haverá conversão de casamento de menores de idade, salvo se da união tiver filhos;

- Não será feita inscrição caso esteja faltando algum documento.

Rua Juiz de Paz José Lemos, 695 - Bairro Vila Bretas - CEP: 35030-260
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5200
Rua Israel Pinheiro, 2000 - Bairro Universitário - CEP: 35020-220
Cx. Postal 295 - Governador Valadares/MG - Fone: 55+ (33) 3279-5500

®Copyright 2019 Universidade Vale do Rio Doce - Univale.